Victor
Kingma
header
header
Facebook
Visitante nº: 61213
< Voltar

Título por água abaixo

Causos da bola

Titulo por agua abaixo

Barragem e Água Limpa eram ferrenhos adversários daquela pequena cidade. Os nomes dos times vinham da       localização dos seus respectivos campos.  Enquanto o do Água Limpa ficava perto da nascente do Rio Bravo, que cortava o município e, portanto, livre da poluição, o campinho do Barragem se localizava no seu antigo leito, que havia secado após a construção da barragem do açude que abastecia de água a população.

As partidas realizadas nesse último tinham algumas peculiaridades: os gandulas, obrigatoriamente, tinham que saber nadar, pois, após algum chutão, a bola vira e mexe caía no reservatório que ficava a poucos metros atrás de um dos gols.

Outra curiosidade era que na época  de cheia o campo de terra batida precisava ser interditado, pois ficava enlameado e cheio de barro, quando era necessário fazer alguma vazante no açude.  E a torcida do Água Limpa aproveitava- se disso para tirar o maior sarro em cima do rival, inclusive apelidando o campo de “Barrão”.

Certa feita, numa histórica decisão,  o Barragem saiu vencendo por 3 x 0 mas sofria uma reação incrível. O jogo estava 3 x 3 e o quarto gol, que daria o título ao rival, era questão de tempo. Apreensão total da sua torcida.

E o pior parecia que ia mesmo acontecer. No finalzinho do jogo o árbitro marca pênalti contra o Barragem. Tragédia anunciada, para desespero dos fanáticos torcedores locais.

A cancha, então, é invadida. Os cartolas  tentam a todo custo que o árbitro volte atrás, mas o  juiz não cede à pressão e mantêm a marcação da penalidade.

Após o tumulto e serenados os ânimos, o atacante do Água Limpa se prepara para a cobrança. Ninguém respira no “Barrão”. O avante toma longa distância e corre para a bola, quando…

Vindo não se sabe de quem, o operador do reservatório recebe a ordem que mudaria o rumo daquela decisão:

–  Abra as comportas!

E a violenta correnteza do Rio Bravo, mais feroz que nunca, invade a cancha, carregando tudo que estava pela frente. Tinha entrado em campo o último reforço disponível do Barragem para “barrar”  a reação adversária.

E o cobiçado título do Água Limpa acabou indo literalmente por  água abaixo.