Victor
Kingma
Visitante nº: 3768

Titulo por água abaixo
Barragem e Água Limpa eram ferrenhos adversários daquela pequena cidade. Os nomes dos times vinham da localização dos seus respectivos campos. Enquanto o do Água Limpa ficava perto da nascente do Rio Bravo, que cortava o município e, portanto, livre da poluição, o campinho do Barragem se localizava no seu antigo leito, que havia secado após a construção da barragem do açude que abastecia de água a população.
As partidas realizadas nesse último tinham algumas peculiaridades: os gandulas, obrigatoriamente, tinham que saber nadar, pois, após algum chutão, a bola vira e mexe caía no reservatório que ficava a poucos metros atrás de um dos gols.
Outra curiosidade era que na época de cheia o campo de terra batida precisava ser interditado, pois ficava enlameado e cheio de barro, quando era necessário fazer alguma vazante no açude. E a torcida do Água Limpa aproveitava- se disso para tirar o maior sarro em cima do rival, inclusive apelidando o campo de “Barrão”.
Certa feita, numa histórica decisão, o Barragem saiu vencendo por 3 x 0 mas sofria uma reação incrível. O jogo estava 3 x 3 e o quarto gol, que daria o título ao rival, era questão de tempo. Apreensão total da sua torcida.
E o pior parecia que ia mesmo acontecer. No finalzinho do jogo o árbitro marca pênalti contra o Barragem. Tragédia anunciada, para desespero dos fanáticos torcedores locais.
A cancha, então, é invadida. Os cartolas tentam a todo custo que o árbitro volte atrás, mas o juiz não cede à pressão e mantêm a marcação da penalidade.
Após o tumulto e serenados os ânimos, o atacante do Água Limpa se prepara para a cobrança. Ninguém respira no “Barrão”. O avante toma longa distância e corre para a bola, quando…
Vindo não se sabe de quem, o operador do reservatório recebe a ordem que mudaria o rumo daquela decisão:
- Abra as comportas!
E a violenta correnteza do Rio Bravo, mais feroz que nunca, invade a cancha, carregando tudo que estava pela frente. Tinha entrado em campo o último reforço disponível do Barragem para “barrar” a reação adversária.
E o cobiçado título do Água Limpa acabou indo literalmente por água abaixo.