SALVOS PELO GALINHO
Causos da Bola
Início da década de 80. O Flamengo, com aquele timaço, acumulava vitórias e títulos, para delírio da imensa nação rubro-negra. Emissoras de rádio de todo o Brasil disputavam espaço nas cabines do Maracanã para transmitirem os seus jogos.
José Percival, dono e locutor oficial da Radio Difusora, do interior de Minas, quando havia clássicos, recolhia patrocínio no comércio local e estava sempre lá, transmitindo as partidas. Ele e seu repórter de campo, o conhecido Zé Prudente, “o repórter da notícia quente”.
Entretanto, assim que descobriram que os jogos estavam sendo sintonizados pela TV numa cidade próxima, onde morava a sua irmã, a dupla, às vezes, não ia ao Maracanã. Transmitiam os jogos através da televisão. Até um pequeno estúdio foi montado na sala, em sociedade com o cunhado do Percival. E ninguém desconfiava da armação.
Percival, “o locutor da voz de metal”, como gostava de ser chamado,era o maior fã de Jorge Curi, e imitava, sem constrangimento, os bordões do seu grande ídolo.
Naquele domingo, dia de Fla x Flu , os torcedores se aglomeraram na praça principal da cidade para ouvirem a transmissão, pelo serviço de alto falante. O jogo empatado em 1 x 1 estava quase no fim. Percival, em frente à televisão, com a voz empostada, transmitia, vibrante como sempre:
Desce o Flamengo para o ataque… Adílio toca para Júlio César…
O Uri Geller passa de passagem por Edevaldo…
Toca para Zico que tabela com Nunes… Este avança com a bola dominada…
É calçado por Edinho na entrada da área! Falta, perigosa!!!
E olhos grudados na TV, continua a narração:
Última volta do ponteiro… Expectativa no Maraca…
– Dali pro Galinho é meio gol, Percival. _ intervém o repórter “atrás do gol”…
De repente, um imprevisto: assim que Zico começa a ajeitar a bola para a cobrança, a TV sai do ar….
Zé Prudente, desesperado, consegue um rádio às pressas, mas, nervoso, não consegue sintonizar para ouvir a definição do lance…
Aí, “o locutor da voz de metal” respira fundo, enche os pulmões de ar e, confiante, completa o lance:
Zico caminha para a bola , chuta no ângulo…. É GOLAÇO!…
GOLAÇO…AÇO… AÇO… ZICOOOO… CAMISA NÚMERO 10.
(E repetia várias vezes a narração.)
Na praça da cidade, os rubro-negros fazem o maior carnaval…
Finalmente, Zé prudente consegue sintonizar o rádio, ainda a tempo de ouvir Waldir Amaral confirmar o gol:
Estão desfraldadas as bandeiras do Flamengo!
E intervindo mais uma vez , “o repórter de campo”, na maior cara de pau, completa :
– Zico tocou por cobertura, Percival… A bola descreveu uma parábola e morreu no fundo da rede… Bem aqui na minha frente!
E radinho colado no ouvido, Zé Prudente, “o repórter da notícia quente”, faz sinal com as mãos de que o jogo acabou.
E como sempre, imitando o seu maior ídolo, Percival, “o locutor da voz de metal”, encerra a transmissão:
Fim de Papo! Flamengo 2, Fluminense 1 .
A maestria do Galinho acabou salvando os dois mutreteiros.
Victor Kingma