Victor
Kingma
header
header
Facebook
Visitante nº: 61239
< Voltar

Quem não tem cão caça com gato?

 

CaçadoresA caça é umas das atividades mais antigas exercidas pelo homem e sua origem vem de tempos pré-históricos. Inicialmente os caçadores primitivos usavam a própria força física para capturar ou matar a sua presa. Posteriormente o homem foi criando armas para auxiliá-lo, como pedras pontiagudas, pedaços de pau, armas de arremesso como lanças e flechas até chegar às armas de fogo.

Entretanto, a partir de certo momento da história, o homem passou a utilizar animais domesticados para auxiliá-lo nas caças. E desde o início o cão, por seu grande poder farejador e capacidade de aprendizado, logo se destacou como o animal que melhor poderia executar essa tarefa.

Várias raças de cães farejadores e caçadores foram surgindo e se expandindo no mundo todo.

Com o passar do tempo era muito comum se ver nas paisagens dos campos, grupos de cavaleiros e caçadores se dirigindo para suas caçadas acompanhados de uma infinidade de cães de caça. Bonito cenário, muitas vezes retratados por grandes pintores.

O cão passou a ser, então, companheiro indispensável de um bom caçador. Assim, na ausência do cão, o caçador se via em apuros: o que fazer para farejar e descobrir o esconderijo da caça?

Foi então que surgiu a expressão popular: “Quem não tem cão caça com gato”.Gatocaçador

Na verdade, a expressão correta é “Quem não tem cão caça COMO GATO”.  Ou seja, caça sozinho, solitário, usando a astúcia, como é o hábito dos felinos.

Na sabedoria popular, a expressão nos ensina que, na dificuldade, temos que encontrar alternativas criativas para resolver nos mesmos os nossos problemas.

 

Victor kingma