Victor
Kingma
header
header
Facebook
Visitante nº: 13548
< Voltar

Por que recebemos salário?

Naquele tempo era assim…

 

MOEDA DE CONSTANTINONas sociedades capitalistas, salário é a recompensa oferecida pelo empregador ao empregado pelo aluguel de sua força de trabalho por um determinado período (geralmente uma semana ou um mês). Normalmente os direitos e deveres recíprocos são previamente acordados, através de um contrato de trabalho.

Mas por que o nome salário?

O termo vem do latim salarium argentum, que significa “pagamento em sal.” Na antiguidade, na Roma Antiga, era através dessa forma primária de recompensa que os soldados e trabalhadores romanos recebiam pelos seus serviços.

Assim, cada um recebia certa quantidade de sal, produto raro na época, de acordo com o volume ou importância do trabalho prestado.

Uma das poucas profissões que não recebem salários é a militar. Os militares recebem soldos.  A origem também vem do latim solidus, moeda de ouro (foto) criada por Constantino, Imperador Romano, em 309 D.C através da qual os soldados (homens de guerra) passaram a receber, posteriormente, pelos seus serviços ou batalhas vencidas.

Os termos resistiram ao tempo e, passados tantos séculos, ainda são utilizados, embora sem nenhuma relação com a definição original, pois os valores pelos serviços executados são pagos de acordo com a moeda vigente em cada país.

Victor Kingma