Victor
Kingma
header
header
Facebook
Visitante nº: 61227
< Voltar

 

 Pelé no Flamengo

Histórias do Futebol

Pelé, o mPel-- no Flamengo.0aior jogador de futebol de todos os tempos, consagrado em todos os cantos do planeta e eleito o atleta do século, atuou, profissionalmente, em apenas duas equipes, além das seleções brasileiras e regionais. Esses times foram o Santos, de 1956 a 1974, e o Cosmos, nos Estados Unidos, de 1975 a 1977, após ser contratado para popularizar o futebol naquele país. Marcou, ao longo de sua brilhante carreira, 1281 gols, em 1375 jogos.

Em 1957, no início de carreira, chegou a atuar pelo Vasco da Gama, num combinado do time carioca e o Santos, durante um torneio internacional.

Em outra oportunidade, Pelé, aos 39 anos, jogou pelo Flamengo ao lado de Zico, ídolo maior da torcida rubro-negra, formando uma dupla de sonhos.

Esse jogo histórico foi contra o Atlético Mineiro, no Maracanã, no dia 6 de abril de 1979, numa partida que teve a renda revertida para as vítimas das enchentes ocorridas em Minas Gerais naquele ano.

O Flamengo, que começava a montar o time que dominaria o futebol brasileiro pelos próximos cinco anos, venceu o Atlético, que também tinha uma grande equipe, por 5 x 1.  Zico (3) Luizinho e Cláudio Adão fizeram os gols do Flamengo e Marcelo marcou para o Atlético.

Pelé atuou nos 45 minutos iniciais. Não fez gol, mas, em duas jogadas, efetuou tabelinhas sensacionais com Zico, relembrando a famosa dupla Pelé e Coutinho.

Esse jogo, assistido por 140 mil torcedores, certamente entrou para a história do futebol brasileiro, pois foi a partida, a única partida, em que o maior jogador do mundo vestiu a camisa do time de maior torcida do mundo.

Victor Kingma