Victor
Kingma
header
header
Facebook
Visitante nº: 88969
.: Livros

 

CapaJocaZico

PREFÁCIO

(Gratificante demais ter o prefácio do meu livro escrito pelo meu ídolo maior)

 

Fiquei pensando no que escrever sobre um livro que conta histórias do futebol. Achei que contar um causo seria muito longo.

Bom, a verdade é que eu adoro contar, ver, ouvir e ler essas histórias. Até hoje, quando encontro ex-companheiros de bola, uma das nossas diversões é relembrar esses momentos, alguns divertidos, outros muito curiosos, situações de todos os tipos.

Não é por acaso que nos últimos dez anos venho publicando no meu site e guardando algumas dessas passagens que devem virar um livro também.

Victor Kingma  é autor experiente e competente para reunir histórias. Não vou antecipar nada do que você lerá nas páginas a seguir, mas posso dizer que dei diretamente minha cota de colaboração contando a ele um causo do meu irmão Edu com o saudoso Gentil Cardoso.

Mas sem dicas, afinal não quero tirar esse gosto da volta no tempo ou de descoberta para quem não viveu e gosta como eu de ler boas histórias. É só deixar o autor te guiar por personagens e situações, muitas delas que só o futebol mesmo poderia produzir.

 

Boa leitura!

Arthur Antunes Coimbra – Zico

CapalivroMantiqueirazzz

Mantiqueira – Berço de Pioneirismo

Mantiqueira, minha terra e berço de toda minha família, é um bucólico pedacinho ds Minas Gerais localizado ao pé da serra que lhe empresta o nome.

Banhado pelo rio inho, que costumo chamar de “o nosso Tejo”, o pequeno distrito de Santos Dumont, com terras limítrofes a Antônio Carlos, carrega em sua história o orgulho deter sido fonte de inspiração de grandes pioneiros.

Em diversos momentos de sua secular existência viu nascer, abrigou ou deu pousada a figuras extraordinárias.

Suas montanhas, vales e araucárias observaram, silenciosamente, com o passar dos tempos, iniciativas arrojadas e pioneiras brotarem da imaginação de seus filhos ilustres, nativos ou adotivos. Iniciativas essas que tanto contribuíram para o progresso das regiões da Zona da Mata, Campos das Vertentes, do estado de Minas Gerais e do Brasil.

Esse livro procura contar um pouco da história do lugar, fazer justiça e prestar um tributo a essas grandes figuras, além de resgatar a sua importância histórica.

Foi muito prazeroso escrevê-lo, estudioso que sou das minhas origens e das coisas de minha terra, das quais tenho tanto orgulho.

Transformou-se numa viagem ao tempo para mim, que cresci montado em lombo de cavalo, chutando bola ou correndo descalço pelos campos e estradas de Mantiqueira, onde cada atalho, riacho ou porteira conheço tão bem.

                                             Espero que gostem da leitura.

                                                                                                   Victor Kingma

Capa: primeira fábrica de laticínios da América do Sul, fundada em Mantiqueira, em 1888.

Informações de como adquirir o livro: kingma@uol.com.br