Victor
Kingma
header
header
Facebook
Visitante nº: 61182
< Voltar

De onde veio o nosso cafezinho?

 

TomjobimcaféO café, essa preferência nacional, é, com certeza, um dos produtos mais consumidos e apreciados no mundo todo. Mas como teria surgido essa bebida tão especial?

A história do café teve inicio em Kaffa, na Abissínia, hoje Etiópia, no início do século XV. Um pastor chamado Kaldi percebeu que suas cabras ficavam com mais energia ao consumirem os frutos vermelhos de certa planta. Então, o pastor passou também a consumi-los e se sentiu com mais vigor e maior disposição para o trabalho.

A notícia logo se espalhou e em pouco tempo muitos moradores de Kaffa passaram a consumir o fruto do cafeeiro através de infusões. Um desses moradores foi um monge que utilizava o café para resistir ao sono, enquanto orava.

No século seguinte o conhecimento sobre os efeitos da bebida se disseminou pelo mundo afora e a forma de consumi-lo foi se aprimorando. O café foi torrado pela primeira vez no Oriente, na Pérsia.

No Brasil as primeiras mudas de café chegaram em 1727, no estado do Pará, trazidas da Guiana Francesa pelo oficial português Francisco de Mello Palheta.

No início do século XIX, com o esgotamento das reservas de ouro de Minas Gerais, passamos a viver o ciclo do café, que foi por um longo período a mola propulsora da economia brasileira, quando o produto ficou conhecido como o “ouro verde”.

Com o passar dos anos, o hábito de tomar café em casa com a família ou uma xícara do popular “cafezinho” batendo papo com os amigos nos balcões dos bares ou lanchonetes, passou a fazer parte da nossa cultura, se incorporando definitivamente à rotina do brasileiro.

Victor Kingma

Foto: Maestro Antonio Carlos Jobim tomando seu indispensável cafezinho.