Victor
Kingma
header
header
Facebook
Visitante nº: 61220
< Voltar

Da Frísia à Mantiqueira

APRESENTAÇÃO

da_frigia_a_mantiqueira“Da Frísia à Mantiqueira” narra a saga de João Kingma, um imigrante holandês, que, muito jovem, cheio de sonhos e disposição para o trabalho, chegou ao Brasil, no início do século passado.
Poderia ser uma história parecida com a de tantos outros imigrantes, que, vindos de várias partes do mundo, ajudaram a construir a grandeza do Brasil, pelos quatro cantos do nosso país. Poderia, não fosse João Kingma, o meu avô, o que aumenta muito a minha responsabilidade.

Por vários momentos hesitei em escrevê-lo, achando ser muita pretensão de minha parte, um simples contador de histórias, dissertar sobre uma figura tão extraordinária.

Foi muito difícil, mas prazeroso. Espero que nas páginas que compõem esse livro, eu possa ter conseguido chegar até o leitor um pouco da trajetória vitoriosa desse homem, exemplo de pioneirismo, trabalho e dignidade.

É a minha homenagem, e da família Kingma, no ano que comemoramos 100 anos de sua chegada ao Brasil.

O nome do livro é um elo entre a Frísia, sua província de origem, na Holanda, e Mantiqueira, o pedacinho das Minas Gerais, lugar que o acolheu tão bem.

Victor Kingma

Editora: Editar – www.editar.com.br