Victor
Kingma
header
header
Facebook
Visitante nº: 61395
< Voltar

 

1969  – Um ano marcante

 

Naquele tempo era assim…

pelé1969

No texto de hoje estarei relembrando fatos relevantes que aconteceram em 1969, um ano marcado por acontecimentos extraordinários, no Brasil e no mundo.  Uma oportunidade para os mais velhos recordarem e os mais jovens tomarem conhecimento sobre o que aconteceu de importante e como era a vida naqueles tempos.

Na música três grandes sucessos estouravam nas paradas de sucesso: “As Curvas da Estrada de Santos”, de Roberto Carlos, “Aquele Abraço”, de Gilberto Gil e País Tropical, composição de Jorge Ben, na interpretação marcante de Wilson Simonal.

No cenário da música internacional o destaque foi a realização, em agosto, do Festival de Woodstock,  o mais famoso  evento de rock and roll de todos os tempos. Realizado em uma fazenda em Bethel, Nova Yorque, o evento reuniu quase 400 mil pessoas e contou com a presença de astros consagrados como Janis Joplin, Santana e Jimi Hendrix.

O grande sucesso na televisão brasileira era a novela Beto Rockfeller, na TV Tupi. Escrita por Bráulio Pedroso e estrelada pelo ator Luiz Gustavo, a trama representou uma revolução na teledramaturgia, pois pela primeira vez em uma novela foram abordadas gírias e situações do cotidiano, em substituição aos dramalhões tão comuns na época.

No futebol o fato extraordinário foi que, pela primeira vez na história, um jogador marcaria mil gols em sua carreira. O feito histórico foi protagonizado exatamente por Pelé, o maior jogador de todos os tempos, que, aos 29 anos, chegaria a esta marca inédita jogando pelo Santos contra o Vasco da Gama, no Maracanã, no dia 19 de novembro. 1969

Na política vivíamos os anos de chumbo e um acontecimento marcante, que ganhou manchete no mundo todo, foi o seqüestro do embaixador americano Charles Elbrich, em 04 de setembro, numa ação idealizada pelo Movimento Revolucionário 8 de Outubro – MR8. Entre os idealizadores da ação destacaram-se o deputado Fernando Gabeira e o jornalista  Franklin Martins.  O embaixador foi libertado dias depois, trocado por 15 presos políticos, entre os quais Wladimir Palmeira e o ex-ministro José Dirceu.

Entretanto, o fato de maior repercussão de 1969 aconteceu no dia 20 de julho daquele ano quando os astronautas americanos Edwin Aldrin, Michel Collins e Neil Armstrong pousaram na lua. Armstrong (foto), o comandante da nave espacial Apollo 11, entrou para a história como o primeiro terrestre a pisar o solo lunar, precisamente às 23 horas, 56 minutos e 31 segundos daquele dia histórico.

Victor Kingma